sábado, 2 de abril de 2011

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em Janeiro de 2009 em Portugal, mas até 2015, decorre um período de transição, durante o qual ainda se pode utilizar a grafia actual. 


O que muda, afinal com o novo acordo ortográfico? 
O alfabeto português passará de 23 para 26 letras, com a inclusão em definitivo do k, do w), e do y.

O uso de maiúsculas e minúsculas obedece a novas regras:
1. os meses do ano e os pontos cardeais deverão ser escritos em minúsculas (janeiro, fevereiro e norte, sul, etc.). 
2. poder-se-á usar maiúsculas ou minúsculas em títulos de livros, no entanto a primeira palavra será sempre maiúscula (Insustentável Leveza do Ser ou Insustentável leveza do ser) 
3. também é permitida dupla grafia em expressões de tratamento (Exmo. Sr. ou exmo. sr.) em sítios públicos e edifícios (Praça da República ou praça da república) e em nomes de disciplinas ou campos do saber (História ou história, Português ou português) 


A supressão de consoantes mudas tal como o nome indica, vai levar ao desaparecimento de consoantes, em que o critério para tal é a sua pronúncia. 
1. cc - ex.: transacionado, lecionar. Mantém-se em friccionar, perfeccionismo, por se articular a consoante. 
2. cç – ação, ereção, reação. Mantém-se em fricção, sucção. 
3. ct – ato, atual, teto, projeto. Mantém-se em facto, bactéria, octogonal. 
4. pc – percecionar, anticoncecional. Mantém-se em núpcias, opcional. 
5. pç – adoção, conceção. Mantém-se em corrupção, opção. 
6. pt - Egito, batismo. Mantém-se em inapto, eucalipto. 

Passam a ser suprimidos alguns acentos gráfico em palavras graves
> crêem, vêem,lêem passam a creem, veem e leem;
> pára, pêra, pêlo, pólo passam a para, pera, pelo e polo. 

As palavras acentuadas no ditongo oi e ei passam a ser escritas sem acento:
> estoico,paleozoico, asteroide e boleia, plateia, ideia. 

Existe também a supressão completa do trema(¨)
> aguentar (e não agüentar), frequente (e não freqüente), linguiça (e nãolingüiça). 

O hífen:
> vai ser suprimido em: 
1. palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o sufixo começa em r ou s, dobrando essa consoante: cosseno, ultrassons, ultrarrápido. 
2. o prefixo termina em vogal diferente da incial do sufixo: extraescolar, autoestrada,intraósseo. 
3. formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver: hei de, hás de. 

> emprega-se em: 
1. palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, excepto o prefixo co- que se algutina ao sufixo iniciado por o: contra-almirante, micro-organismo, coobrigação. 
2. palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia: águia-real, couve-flor,cobra-capelo.

Pode existir dupla grafia em algumas palavras? 
> Sim. Isso está previsto no novo acordo por existirem diferenças na pronúncia de país para país assim temos: 

  característica  caraterística 
  intersecção     interseção 
  infeccioso        infecioso 
  facto                fato 
  súbtil               sútil 
  cómico            cômico 
  abdómen         abdômen 
  judo                  judô 
  metro               metrô



 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uma nova descoberta

À uns dias enquanto "navegava" pela Internet acabei por descobrir uma escritora de nome Maria Rebelo Pinto. A descoberta deu-se quando li um dos seus textos inéditos, que tenho publicado "Fazer Feliz!", que adorei imenso.
A meu ver é um escritora com textos bastante engraçados e interessantes. Para quem não conhece a pessoa em questão está publicado a sua biobibliografia e aqui fica o seu site oficial : http://margarida.clix.pt/

Maria Rebelo Pinto

Nascida em Lisboa em 1965, Margarida Rebelo Pinto revelou desde cedo uma enorme paixão pela escrita. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica e após uma breve passagem como copywriter, pelo mundo da publicidade, aos 22 anos, iniciou a sua actividade jornalística passando por publicações como “O Independente”, “Sete”, “Marie Claire” e “Diário de Notícias”.
Foi repórter do Canal 1 da R.T.P., retomou a crónica “O Meu Pequeno Mundo”, em 1999, na revista Olá do jornal Semanário e tornou-se cronista regular da Elle, colaborando também com outras publicações.

O primeiro romance de Margarida Rebelo Pinto, "Sei Lá", não foi propriamente o seu baptismo na escrita. A autora juntou aos ingredientes de saber estar nos sítios certos, à hora certa e com os amigos necessários, uma história que concretizou na sua cabeça, dando-lhe então em Março de 1999 a forma em livro. Nesse mesmo ano, foi vencedora do prémio literário Fnac 1999, tendo a obra já superado os 130 mil exemplares vendidos.

Actualmente, a escritora tem cerca de dez livros editados: "Herman SuperStar", "Não há Coincidências", "As Crónicas da Margarida", "Alma de Pássaro","Artista de Circo", "I'm In Love With a PopStar", "Nazarenas e Matrioskas", "Pessoas como Nós","Diário da Tua Ausência", "Vou contar-te um segredo", uma colecção de textos inéditos.

Enquanto no seu primeiro livro abordava ainda a escrita de uma forma ingénua, no seu terceiro romance, “Alma de Pássaro”, a autora abordou a escrita de uma forma que a colocou como a mais conhecida percursora da nova literatura urbana. Desse modo, entrou para a agência literária Carmen Balcells, representante de autores consagrados como Gabriel Garcia Marquez, Jorge Amado, Isabel Allende, entre outros.

Paralelamente à escrita, Margarida dedicou-se também ao guionismo, sendo ela a autora do telefilme da SIC "Um passeio no parque". Neste momento já está a rever o guião do seu próximo filme, sendo este a adaptação do livro “Sei Lá” para o cinema.

A escritora tem sempre mais ideias e projectos do que tempo para os realizar, é mãe, nada três quilómetros por semana e escreve em qualquer lado, desde que leve um caderno de capa preta.