Meio de comunicação com o objectivo de captar a atenção do receptor através de meios estratégicos. A publicidade é uma actividade profissional que se dedica à exposição de ideias ao público, principalmente através da propaganda.
Pode dizer-se que teve inicio na antiguidade, no entanto, só após a Revolução Francesa (1789) é que lhe foi atribuída a devida importância e se deu início ao percurso da publicidade que conhecemos nos dias que correm,
Hoje em dia as novas tecnologias de tratamento de imagem permitem a produção de uma série de novas potencialidade estéticas neste campo.
Actualmente, todas as profissões beneficiam da prática da publicidade, transpondo a informação para revistas, cartazes, jornais, televisão, internet, autocarros, entre outros…
Cada anúncio publicitário tem que atender aos seguintes aspectos:
Elementos cromáticos e visuais - vive-se no mundo a imagem.
Produto - presente de uma forma discreta ou dominadora.
Slogan - fundamental, jogando com o enorme poder persuasor da palavra. Frase curta, fácil de memorizar e capaz de provocar o desejo de adquirir o produto.
Linguagem – rimas, jogos de palavras, imperativo, interjeições, figuras de estilo
Produto - presente de uma forma discreta ou dominadora.
Slogan - fundamental, jogando com o enorme poder persuasor da palavra. Frase curta, fácil de memorizar e capaz de provocar o desejo de adquirir o produto.
Linguagem – rimas, jogos de palavras, imperativo, interjeições, figuras de estilo
Objectivo - levar o público a comprar /ou a alterar o seu estilo de vida. Chamar a atenção das pessoas para certas acções, ambiente, sexualidade, politica ....
UM MUNDO VASTO DE CRIATIVIDADE … (que se dividi-se em dois tipos)
- Publicidade Institucional em que o seu objectivo é levar as pessoas a realizar acções que digam respeito ao bem estar da comunidade (campanha de prevenção acidentes, prevenção de doenças, acções de solidariedade).
- Publicidade Comercial em que a sua finalidade é persuadir o destinatário a adquirir determinado produto.
Sem comentários:
Enviar um comentário