Martin Luther King foi um grande pastor baptista e activista político norte-americano, do século XX. Dedicou maior parte da sua vida na luta pelos direitos sociais dos Homens, principalmente os de cor negra, na procura de combater o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e económico.
Nasceu a 15 de Janeiro de 1929, em Atlanta, filho primogénito de uma família de negros norte-americanos de classe média. O seu pai era um simples pastor de nome Martin Luther King, e a mãe era Alberta King, professora.
Dedicou-se ao estudo de temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas ideias do hindu Mohandas K. Gandhi.Formou-se em sociologia na Morehouse College, em 1948. Mais tarde formou-se em Teologia no Seminário de Crozer, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem veio a casar. Tornou-se pastor baptista da Igreja Baptista na cidade de Montgomery, Alabama em 1954.
A sua luta pelos direitos civis dos Estados Unidos da América tem inicio quando, a 1955 me Montgomery, uma mulher negra que ia sentada no autocarro nega dar o seu lugar a uma mulher branca, acabando por ser presa. Luther King como era presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou um movimento de um ano como forma de combater o sucedido.Luther King ajudou a fundar a Conferência Cristã no Sul (SCLC), em 1957, uma organização de igrejas e sacerdotes negros. Tornou-se o líder da organização e tinha como objectivo lutar de uma forma pacifica através de manifestações e discursos pacíficos contra a discriminação à raça negra.
Na década de 1960, Luther King organizou várias manifestações pacíficas e marchas de protesto como forma de lutar pela defesa dos direitos iguais entre as pessoas negras e os brancos, assim como pelo fim do preconceito e racismo.
Em 1963 Martin Luther King liderou uma manifestação pacifica, “A Marcha para Washington”, na defesa pelos direitos civis de todos os cidadão dos E.U.A, no Alabama, onde a apareceram mais de 200.000 manifestantes. A violência nunca foi o modo utilizado para algo na luta contra a discriminação racial. Chegou a ser preso várias vezes, mas nada que o fizessem desistir dos seus objectivos. Neste mesmo ano chefiou a histórica parada em Washington onde pronunciou o discurso pelo qual ficou bastante conhecido “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”).
Martin Luther King é assassinado dia 4 de Abril de 1968 em Memphis, Tenessee, por uma pessoa de raça branca, que foi preso e condenado a uma pena de 99 anos de prisão.
Na minha opinião, Martin Luther King foi um político fundamental no que diz respeito às mudanças das leis dos E.U.A.. Graças a ele a raça negra pode ter mais liberdade, a discriminação foi caindo aos poucos e hoje em dia já não e tão acentuada como no passado. Acredito que Martin Luther King possa ser tomado como referencia quanto à sua luta, pois não foi através de conflitos violentos, mas sim de lutas pacificas e discursos que ele obteve os seus objectivos relativamente aos direitos civis.
Sem comentários:
Enviar um comentário