No passado dia 27 de Outubro, entre as 10h e as 11.30h da manhã, a turma do 11ºB dirigiu-se ao Museu Regional Rainha D. Leonor. Esta visita de estudo realizou-se no âmbito da disciplina de Português, com o acompanhamento da professora Fátima Santos.
O objectivo desta visita era observar as características da arte barroca, relacionado com a obra que estudamos actualmente – “Sermão de Santo António aos Peixes”, de Padre António Vieira.
Toda a visita foi organizada, guiada pelo pintor bejense, Leonel António Borrela, que nos explicou vários detalhes e parte da história do barroco.
O Museu está instalado no antigo de Convento de Nossa Senhora da Conceição e documenta através das suas múltiplas colecções, as diferentes culturas que, da pré-história à actualidade, se desenvolveram na região. A colecção deste museu é composta por património arqueológico dos períodos Romano, Visigótico, Árabe e Medieval, possuindo uma das mais notáveis colecções visigóticas do país. Reúne ainda pintura portuguesa, referentes ao período entre os séc. XV e XVIII; cerâmica; azulejaria; numismática; ourivesaria; escultura e arte sacra.
O inicio da visita ficou marcado pela observação do antigo mosteiro, onde nos deparamos com várias características barrocas, como as imitações florais, os grandes relevos os azulejos pintados de branco e azul, assim como a talha dourada. Durante o percurso realizado na visita podemos observar outros azulejos pintados de azul e amarelo, simbolizando o “ouro sobre azul” (significa a perfeição) e verificamos também marcas passadas da arte manuelina. Visitamos três alas onde observamos diversos quadros, de diversos estilos, mas todos com algo em comum, a referência a situações religiosas. Como por exemplo: quadros relacionados com a religião muçulmana, visto que para eles o único ser perfeito é Ala, os quadros que pintam têm sempre um erro propositado para demonstrar que não são perfeitos. Tal como outros visitantes podemos observar as esculturas do museu.
"Martírio de S.Bartolomeu" |
Na segunda ala o Sr. Leonel Borrela explicou-nos dois dos quadros exposto, que mais uma vez se encontram relacionados com a religião, mas desta vez com a Cristã. Na última ala visitada podemos verificar uma grande evolução da arte barroca, e foi-nos explicado o quadro “Martírio de S. Bartolomeu”, onde verificamos o desenvolver do aperfeiçoamento do corpo humano. Foi-nos permitido observar os restantes quadros expostos, e para finalizar a nossa visita o Sr. Leonel Borrela deu-nos a conhecer o seu pensamento sobre um dos quadros expostos “Alegoria Filosófica”.
"Alegoria Filosófica" |
Para concluir, posso afirmar que foi uma visita gratificante em que todos os objectivos desta visita foram alcançados. Graças aos quadros observados, às características do museu e a outros factos referidos anteriormente, aprofundamos e adquirimos conhecimentos sobre o Barroco. Do meu ponto de vista não houve qualquer aspecto que não tenha sido alcançado ou algo que tenha corrido mal.