sábado, 9 de outubro de 2010

"Discurso aos participantes na Marcha Sobre Washington pelo Emprego e pela Liberdade" (reflexão)

Aqui ficam presentes alguns dos excertos que mais gostei no discurso que Martin Luther King, mais conhecido por "Eu tenho um sonho"
1. "(...) Há quem pergunte aos militantes dos direitos civis: "Quando e que vos ireis dar por satisfeitos?". Não iremos dar-nos por satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores inenarráveis da brutalidade policial. Não iremos dar-nos por satisfeitos enquanto os nossos corpos, pesados da fadiga e da viagem, não puderem encontrar pousada nos motéis das estradas e nos hotéis das cidades. (...) Não, não, não nos damos nem daremos por satisfeitos enquanto a equidade não jorrar como uma fonte e a justiça como uma corrente que não seca.(...)"
  Neste parágrafo Martin Luther King vem apelar à sua luta pelos direitos civis dos Negros, à luta pela discriminação racial. Chega a dar exemplos de discriminação e de racismo, como impedir a entrada de pessoas de raça Negra em locais públicos. 
 Concordo plenamente com o que Martin Luther King defendia, pois acho absurdo a forma como eram (e por vezes ainda são) tratados os Negros e discriminados apenas pela cor de pele com que nasceram.
2. "(...) Tenho um sonho que um dia esta nação se irá erguer e viver o significado autêntico do seu credo - temos por verdades evidentes que todos os homens foram criados iguais. Tenho um sonho de um dia nas vermelhas encostas da Geórgia os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos donos de escravos conseguirão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. (...) Tenho um sonho de que os meus filhos pequenos irão um dia viver num país em que não serão julgados pela cor da sua pele mas sim pelo conteúdo do seu carácter! (...)"
   Neste excerto Martin Luther King diz um sonho, com o sentido de acreditar que um dia mais tarde as diferenças raciais venham a diminuir, e afirma ainda que não e pela cor de pele com que se nasce que nos avaliar e definir mas sim o pela nossa forma de ser, pelo nosso carácter.

Sem comentários:

Enviar um comentário