quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Literatura no Romantismo

  O Romantismo entra na Literatura portuguesa com a publicação dos poemas Camões (1825) e D. Branca (1826) de Almeida Garrett. O ambiente político, a época em que viveu, transformam a forma da escrita que durante muito tempo se afirmou em Catão, Lírica de João Mínimo, no Retrato de Vénus, quanto ao seu conteúdo, e nos poemas Camões e D. Branca, na linguagem, no grande romântico das Folhas Caídas e no grande pioneiro de um linguagem colonial, moderna, Viagens na Minha Terra.
 Contudo, Alexandre Herculano o grande intérprete do Romantismo com a poesia de cor histórica marcadamente actual da Harpa do Crente e com o romance histórico, que constituirá o zénite do movimento literário. O sentimentalismo afirma-se com o domínio do coração nos românticos sobre o da razão nos clássicos.
   O artista deixa de ser o imitador; pondo a sua imaginação a trabalhar, cria uma sub-realidade e transmite o seu sentir e pensar; de imitador passa a criador. Albert Thibaudet considera o Romantismo como «a grande revolução literária moderna». É, também, uma atitude reactiva em favor da pequena burguesia que orienta o Contrato Socialde Rousseau (1762) e, depois, Emílio (1762); e,em Julie ou La Nouvelle Héloise esboça-se o passionalismo romântico.
  O romantismo caracteriza-se pela sua oposição ao classicismo antigo, pagão e meridional. Vai buscar a inspiração aos poemas de Ossion, ao teatro de Shakespeare, aos romances de Richardson. A imaginação é celebrada; a razão substituída pela emoção e pelo sentimento. O espírito romântico baseia-se na descoberta da subjectividade, o que lava a um florescimento de géneros aotubiográficos na primeira metade do séc. XIX. O romântico exalta o culto do eu, analisa as diversas facetas da sua personalidade, cuja unidade procura conquistar («El Desdichado», poema das Chimères, de Nerval). Procurando a evasão no sonho, no exotismo ( o Oriente) ou o passado (a Idade Média Cristã), exalta o gosto do mistério e do fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário